Organizar as finanças parece dificil e cada dia que passa, nos é apresentado uma série de produtos e serviços novos e revolucionários que despertam nas pessoas uma vontade incontrolável de gastar. Muita gente acaba se afundando em dívidas e precisa entrar em uma recuperação fiscal. Outras pessoas, por outro lado, desejam organizar seus gastos. Em ambos os casos, é preciso saber como organizar a vida financeira.

A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar com sua organização financeira e resistir a tentação do consumismo. Continue a leitura!

organizar as finanças

Separe e nomeie os seus gastos

O primeiro passo de como organizar as finanças é o de separar, nomear e direcionar todos os seus gastos. Essa necessidade voltada à organização tem como principal função saber para onde exatamente o seu dinheiro está indo. Sem esse direcionamento, o dinheiro fica sem rumo e você pode ficar com a impressão de que está gastando para nada.

O início da organização financeira deve ser o de sentar e analisar absolutamente todos os gastos mensais que você tem. Geralmente, as pessoas separam seus gastos em lazer, educação, gastos fixos (aluguel, e as outras contas da casa) e gastos variáveis (aqueles que aparecem uma vez ou outra, como lavagem de carro, compra de presente e outros itens desse tipo. É comum a estipulação de metas.

Estipule suas prioridades

Cada pessoa possui gastos diários as quais não abrem mão. Mesmo que dentro de como organizar as finanças existe a premissa geral que é necessário poupar o seu dinheiro para não contrair dívidas. Ainda que seja preciso realmente controlar os gastos, não é preciso deixar de consumir tudo e entrar completamente em uma vida sem gastos.

Uma das lições de como se organizar financeiramente é a de pensar em itens que você não precisa, mas que você não abre mão daquilo. Pode ser uma viagem, um café da manhã em algum lugar especial ou qualquer outra atividade. Com essas prioridades definidas, você conseguirá desfrutar do que gosta sem gastar exageradamente.

Não faça dívidas

Infelizmente, é comum que as pessoas cresçam com a ideia de que deixar para pagar depois é uma vantagem. Isso se deve à ideia de que esses gastos não entrarão no seu orçamento atualmente e muita gente, com base em um discurso de procrastinação, deixar tudo para os seus “eus” do futuro resolver.

É importante que você siga o passo a passo de como organizar as finanças que aconselha a não fazer dívidas. Uma forma de resolver esse problema de gastos que queremos fazer, mas não temos dinheiro no momento é por meio de “metas”. Estipula-se o valor necessário e vai juntando mês a mês até ter o dinheiro completo para pagar sem entrar em dívidas.

Negocie as dívidas anteriores

O próximo passo de como organizar as finanças é se livrar das dívidas. Muitas vezes, as pessoas começam essa reeducação financeira devido ao fato de estarem lotadas de dívidas que não conseguem pagar imediatamente. Os muitos juros que esses gastos podem ter fazem com que se livrar de tudo fique ainda mais complicado.

Uma forma de acabar com dívidas passadas é deixando de parcelar e pagando tudo à vista. Quando se faz esse tipo de pagamento, é comum que se tenha um desconto. É benéfico juntar um dinheiro e, com essa quantia em mãos, renegociar essas dívidas anteriores.

Controle os seus gastos

O controle é uma das principais atitudes de como organizar as finanças, sendo também um dos mais difíceis. Nesse momento, é preciso ter em mente que só se pode gastar menos do que ganha. Quando surge o desejo de comprar algo mais caro, coloca-se no setor de “metas” e, como mencionado anteriormente, vai guardando dinheiro para aquilo.

É interessante separar uma porcentagem do seu salário (juntando renda extra, se tiver) para cada um dos gastos. Não é possível, e nem saudável, estipular essa porcentagem com referência a outras pessoas, pois cada um tem uma realidade dinheiro, o que pode ser feito é usar a organização dos outros para ter uma base da forma em que foram organizar as finanças. 

Saiba quando usar o seu cartão de crédito

Não é incomum encontrar pessoas que consideram o cartão de crédito o maior inimigo do mundo. Isso ocorre pois, na maioria das vezes, ele ainda é visto como o responsável por fazer as pessoas se afundarem em dias. A verdade é que o uso do cartão de crédito tem sim muitas vantagens, basta usar com responsabilidade.

Existem inúmeros cartões que oferecem vários planos de fidelidade que fazem com que seja possível a troca de pontos por milhas de avião, por brindes e até por cashback. Quando existem esses benefícios, é legal utilizar o cartão de crédito, tendo sempre em mente que o dinheiro para o pagar deve estar cortado e separado para esse fim.

Invista seu dinheiro

O investimento muitas vezes não entra no passo a passo de como organizar as finanças, uma vez que apenas com as atividades descritas anteriormente já é possível ter um bom controle e economizar bastante. Ainda assim, ter noções, mesmo que básicas, de investimento possibilita que o seu próprio dinheiro te dê lucros.

Quando se fala em investimento, muita gente fica desconfiada por achar que pode perder dinheiro. Na realidade, existem investimentos de diferentes tipos, níveis e riscos, basta encontrar o que mais se adequa com sua realidade e com seus desejos.

Procure plataformas que ofereçam cashback e cupons de desconto

Ainda existe na cabeça das pessoas a ideia de que ficar procurando por cashback e cupom de desconto não vale a pena, pois o desconto ou o dinheiro que volta é muito pouco. Felizmente essas pessoas estão tremendamente enganadas. A realidade é que essa é uma das principais formas de como organizar as finanças.

As pessoas possuem inúmeros gastos diariamente, se em cada um deles elas conseguem um desconto ou um cashback esses gastos se reduziram bastante. Assim, procurar por cupons e cashback é sim uma atividade muito inteligente para controlar os gastos.

Para colocar em prática esse último passo de como organizar as finanças, conheça a Velupe, uma das maiores plataformas de cupons de desconto e de cashback do mercado, tendo parceria com mais de 100 lojas.

Por fim, leia a seguir alguns dos últimos artigos do nosso blog: