Lançamentos da Apple sempre movimentam, e muito o mercado de eletrônicos e o tecnológico, em geral, no mundo todo. O lançamento do novo iPad Pro não foi diferente, muita expectativa foi criada e a fabricante não decepcionou.

Lançamento novo iPad Pro

De forma breve, a gigante norte-americana resumiu o novo modelo como uma versão mais potente e com uma tela de última geração. Entretanto, não só esses pontos que tornam este modelo um item interessante para ser analisado.

Tela, câmera, teclado, sistema, processador, armazenamento, bateria, preço e outros recursos adicionais merecem ser analisados um a um, visando dissecar realmente o novo modelo de tablets da maçã.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as principais características da novidade do mercado eletrônico e, também, compararemos o novo iPad Pro com o Galaxy Tab S7, da Samsung, e o Surface Pro X, da Microsoft.

Conhecendo a novidade: novo iPad Pro 2021

Em uma análise detalhada, vamos entender o que torna esse novo modelo de tablet da Apple tão especial e o que ele guarda de novo para os seus consumidores.

Apesar de ter gerado muita expectativa, a fabricante ainda não anunciou quando o produto chega no mercado brasileiro, portanto, os adeptos fascinados na maçã ainda precisam esperar um pouco para adquirirem o seu.

Câmeras

Vamos começar pelo atributo que mais movimenta os usuários do sistema iOS em geral. A câmera dos dispositivos da Apple é sempre um recurso de destaque e que ganha os holofotes a cada lançamento.

A novidade da vez fica por conta da câmera frontal, que possui uma tecnologia chamada de Center Stage, que mantém o foco no usuário, mesmo que este esteja em movimento, um importante avanço na câmera do dispositivo.

Além disso, o sistema de câmera conta com uma câmera principal de 12MP, outra ultra wide de 10MP e um sensor LiDAR, que foi novidade no iPad Pro 2020 e se mantém neste modelo.

Câmeras

Se este sensor é uma novidade para você, nós te ajudamos a entender. Em suma, ele realiza um mapeamento 3D e calcula a distância dos objetos. Este mapeamento auxilia na melhoria de experiências como a Realidade Aumentada.

Apesar de ser algo que não mudou ou evoluiu do modelo anterior, esta tecnologia tende a ser potencializada pelo processador M1, presente na nova geração de eletrônicos da Apple que promete melhorias de desempenho.

Design

O design geral do novo iPad Pro não foi alterado, entretanto a tela difere para os dois modelos lançados, 12,9” e 11”. No primeiro, a tecnologia utilizada é a Liquid Retina XDR, enquanto no segundo é a tradicional Liquid Retina.

Design novo ipad pro

No modelo maior, a tela conta com mais de 10.000 leds e a sua resolução atinge incríveis 2732 x 2048. Os benefícios deste detalhamento são, obviamente, refletidos na qualidade da imagem.

Neste modelo, os detalhes ficam ainda mais perceptíveis, com tons de preto mais escuros e as cores ainda mais vivas e vibrantes. A sua utilização será ainda mais adequada para edição de imagens e vídeos.

A versão de 11” conta com algumas tecnologias interessantes, como a baixa refletividade e alguns recursos como ProMotion e True Tone. Estas tecnologias visam entregar um melhor desempenho e maior realidade.

Enquanto a ProMotion dobra a taxa de atualização da tela, que naturalmente seria 60Hz. Proporciona, ao usuário, uma experiência semelhante a monitores gamers, com 120Hz de taxa.

Já a True Tone é a tecnologia responsável por manter a tonalidade das cores independente da luminosidade. Isso auxilia, também na visualização e na edição de imagens, dando maior fidelidade à realidade.

Bateria

Este é um dos recursos que ainda é uma incógnita para a análise. A fabricante norte-americana promete, no mínimo, 10 horas de vida útil para o dispositivo em plena utilização, como por exemplo, assistindo a vídeos.

Entretanto, a expectativa é que o modelo menor, de 11”, possua um tempo de trabalho maior do que o modelo de ponta, já que as tecnologias empregadas no segundo devem consumir uma maior quantidade de energia.

Desempenho

No processamento, está uma das principais novidades para o novo iPad 2021. O novo processador M1 promete uma melhoria em, basicamente, todos os aspectos de desempenho do tablet da maçã.

Em comparação com o modelo da versão 2020 do tablet, o A12Z Bionic, o chip promete entregar um ganho de 50% em velocidade e 40% em velocidade de processamento gráfico.

As expectativas são altas e as promessas são ousadas, entretanto, será preciso testar o dispositivo para saber se os ganhos se justificarão ou se, na prática, a evolução não será tão grande assim.

Armazenamento

O armazenamento é outra evolução considerável para o dispositivo. Os modelos abaixo de 1TB (128GB, 256GB ou 512GB) possuem 8GB de memória RAM. Já os mais avançados (1TB e 2TB), possuem 16GB de memória RAM.

Preço

Como sempre, os preços não são o fator mais atrativo do novo iPad Pro, lançado recentemente pela Apple. Isso porque o modelo menor, de 11”, parte de R$ 10.799,00.

Se para você este é um valor alto, não paramos por aí. O modelo mais completo, com maior armazenamento, da versão de 12,9”, pode chegar a incríveis R$30.000,00.

Comparando com concorrentes

Comparando com concorrentes
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Em uma comparação rápida de números, podemos perceber algumas diferenças entre a novidade da Apple e seus concorrentes diretos: o Samsung Galaxy Tab S7 e o Microsoft Surface X.

Tela

Enquanto o novo iPad Pro está disponível nos tamanhos 11” e 12,9”, o Surface possui 13” e o Galaxy 14”. O peso também se diferencia, 470g/685g para os tablets da Apple e 774g e 575g para os modelos concorrentes, respectivamente.

Câmera

Enquanto a câmera frontal do iPad possui 12MP, o Surface possui 5MP e o Galaxy 8MP. Além disso, a câmera frontal segue a ordem respectiva de 12MP/10MP, 10MP e 13MP/5MP.

Conexão

Enquanto o novo iPad Pro possui suporte para conexão 5G, os seus concorrentes diretos ainda não possuem suporte para esta tecnologia.

Conclusão

Quando desconsideramos o custo-benefício, o novo iPad Pro apresenta diversas vantagens com relação aos seus concorrentes, entretanto, o preço pode ser um fator de desvantagem.

Entretanto, com o mercado já está acostumado, a Apple não lança produtos para disputar preço. Seus recursos se sobressaem em grande parte e os adeptos que seguem a marca se esforçam para adquirir os seus produtos.