Com o crescimento das compras feitas pela internet, as empresas estão cada vez mais investindo em programas de cashbacks. O objetivo aqui é fazer os clientes acumularem crédito (dinheiro) a partir da compra dos produtos cadastrados com o desconto, e, posteriormente, ter esse dinheiro de volta. Ele pode ficar disponível na conta bancária ou como crédito para a realização de novas aquisições.

Antes de saber como ele pode te ajudar, é preciso entender o que é o cashback e os seus usos. O cashback tem sido um forte aliado daqueles que querem continuar comprando, sem afetar tanto as suas finanças pessoais. Essa espécie de serviço garante que uma parte do valor da compra realizada traga “dinheiro de volta” (tradução de cashback) para o consumidor.

O programa de cashback é mais usado no mercado de e-commerce, isto é, nas compras online. No entanto, já se vê essa modalidade em bancos, redes de varejo e em diversos estabelecimentos.

O cashback funciona como uma espécie de incentivo à compra, já que os clientes entenderão que com parte do dinheiro de volta, aquele produto sai mais barato e terminam fazendo mais compras. Além de que, com os créditos disponíveis, os consumidores são tentados a comprar para não deixar o dinheiro com a loja.

Cashback e a economia para as empresas

Para conseguir se destacar em um mercado tão competitivo, é preciso sempre pensar fora da caixinha e adotar estratégias diferentes e inovadoras. O cashback para empresas se configura como uma delas e a empresa que o adota e traz novas alternativas aos seus consumidores se torna ainda mais relevante no contexto atual.

cashback pode fazer sua empresa economizar

Essa modalidade vai criar recompensas e benefícios tanto para quem compra quanto para as empresas que a adotam. Para o cliente, a grande vantagem fica mais evidente, uma vez que ele recebe o retorno direto investido em sua compra. Já as empresas lucram a partir da comissão das lojas (ou sites) parceiros.

O cashback para as empresas é uma excelente forma de conseguir atrair tráfego qualificado, aumentando as vendas. Durante todo esse processo, é fundamental que a empresa apresente um serviço digital bem estruturado para atender às demandas de seus consumidores e conseguir fidelizar eles.  

Motivos para oferecer cashback na sua empresa

Nos últimos meses, o cashback consolidou-se como uma das maiores crescentes promocionais do varejo brasileiro. Com uma inflação em alta, uma renda apertada mais consumidores buscaram maneiras de fazer seu orçamento render. Essa ferramenta é importante para a captação e retenção de público, além de aumentar o tíquete médio.

Confira abaixo os motivos para implementar o cashback nas suas empresas:

  1. Os consumidores gostam

Como já falamos, existe uma grande alavanca promocional com o cashback. Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, apenas 40% dos e-commerces oferecem cashback, mas 67% daqueles que usam a ferramenta conseguiram aumentar sua base de clientes em mais de 10%. Ou seja, essa pesquisa confirma que o cashbackcontribui para a fidelização do consumidor.

E por que isso acontece? Essa modalidade oferece um motivo bem simples e palpável para fazer o cliente escolher sua loja em vez de um concorrente, uma vez que a possibilidade de receber uma parte, mesmo que seja pequena, do valor da compra de volta representa, efetivamente, uma espécie de desconto, mas com uma vantagem a mais: dá liberdade para que o cliente escolha como, quando e onde vai utilizar esse novo benefício.

  1. Diminuição dos custos

Outra vantagem do cashbacké o fato dele ter um impacto bem menor que outras ações promocionais. Em comparação com os descontos e promoções diretas, que são os mais usados no varejo, o custo efetivo de 3,54% do faturamento, desse método, é quase 6 vezes superior ao do cashback, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Considerando que o cashback já é a terceira alavanca promocional mais usada pelos consumidores, atrás apenas do frete grátis e dos descontos diretos, fica evidente que o uso desse recurso é interessante para os consumidores quanto para as lojas, aumentando a margem de lucros.

  1. Ajuda no relacionamento com o cliente

O varejo usa várias ações promocionais para impactar diferentes tipos de consumidores, em diferentes momentos de compra. No caso do programa de cashback, quando bem utilizado, passa a impulsionar o relacionamento do varejista com seu cliente, além de gerar mais fidelidade. Isso porque os consumidores realmente usam o dinheiro recuperado para fazer novas compras na loja virtual.

  1. Proporciona liberdade ao cliente

O cashback coloca o poder de tomada de decisão nas mãos do consumidor. Assim, é ele quem vai decidir o que fazer com o dinheiro que recebeu de volta. Fica a cargo dele escolher que produto ou serviço comprar, onde fazer a compra, quando, ou mesmo vai retirar o dinheiro na hora ou esperar acumular.

  1. A estratégia de cashback ainda vai crescer bastante

Apesar da expansão significativa dos últimos tempos, o cashback não é, nem de longe, tão presente no varejo brasileiro. Segundo o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o uso da ferramenta nas lojas físicas subiu de 48% em 2020 para 59% no ano passado (2021).

Essa utilização do cashback continua crescendo, seja em número de clientes ou na participação total nas compras, pois os consumidores estão entendendo cada vez mais as novas possibilidades de uso da ferramenta. As lojas, por sua vez, percebem a enorme flexibilidade para realizar promoções mais direcionadas e menos custosas. É um cenário ideal em que todos saem ganhando. Os clientes economizam, enquanto o varejo aumenta a sua rentabilidade.

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