A parceria entre Michael Jordan e Nike nos anos 1980 estava entre a esperança de muitas vendas e a dúvida sobre se essa combinação renderia frutos realmente positivos para ambas as partes.
A verdade é que ao lançar a sua marca de tênis, Jordan não procurou imediatamente a Nike, já que naquela época a Converse era a maior empresa em termos de patrocínio de astros da NBA, caso do lendário Magic Johnson.
Entretanto, nem essa empresa nem a Adidas, uma outra escolha de Michael, deram abertura para a ideia de um calçado com seu nome, e então seu empresário buscou pela Nike.
A coleção Nike – Jordan já está há quase quatro décadas no mercado e o nome Air Jordan ainda enche o coração de muitos fãs do astro da NBA e do esporte.
O acordo Jordan e Nike
O lançamento do primeiro modelo do tênis Air Jordan aconteceu no ano de 1985 e a verdade é que foi o começo de uma parceria que virou filme em 2023, quase 40 anos depois.
A parceria entre um jogador de basquete que já era considerado como gênio do esporte e uma empresa americana de calçados que estava começando a sua ascensão no mercado abalou as estruturas do marketing esportivo.
Na época, a empresa estava buscando expandir a marca para outros esportes e o objetivo era encontrar um jogador de basquete que pudesse calçar o seu modelo de tênis com um cano alto.
É verdade que a Nike também arriscou na escolha de Jordan, ainda uma promessa do basquete americano e para a NBA, mas que era um jogador universitário no estado da Carolina do Norte.
Um outro fator era a questão racial, pois naquela época nos Estados Unidos era muito raro ver um jogador negro como garoto-propaganda de uma marca.
Para se ter uma ideia de como tudo se desenrolou, um dos executivos da empresa à época, Sonny Vaccaro, foi o nome que assumiu a responsabilidade de dizer que Jordan seria um astro do basquete no futuro.
Ao mesmo tempo, ele estava dizendo também que a marca Air Jordan seria um sucesso e hoje sabemos que ele acertou nas duas coisas.
Michael Jordan é, para a grande maioria, a maior estrela do basquete mundial e da NBA até hoje, ao mesmo tempo que o sucesso da coleção Nike Jordan é atemporal e dura até os dias de hoje.
O lançamento do Air Jordan
Ainda sobre o primeiro Air Jordan, após o fechamento do acordo, ainda que o desejo de Michael fosse a Adidas, um protótipo foi lançado nas cores vermelho, preto e branco.
Essas cores não foram escolhidas aleatoriamente, é claro, elas são as cores do Chicago Bulls, equipe pela qual Jordan se consagrou na NBA e no basquete mundial.
O nome “Air” ou “Ar” se referia ao jogo aéreo característico do atleta, conhecido por parecer que estava “voando” com a bola de basquete em mãos.
Entretanto, houve um problema inicial, visto que a NBA só permitia em quadra, naquele tempo, tênis que fossem brancos.
O que ninguém esperava, com certeza, era que esse banimento fosse positivo para a campanha de marketing do tênis.
Em pouco tempo, o Air Jordan da Nike tornou-se um sucesso, em especial porque as duas partes resolveram burlar a proibição e a empresa arcou com a multa de U$ 5 mil por partida em que o astro entrava com o tênis.
Os jovens e as pessoas mais velhas adoraram a ideia “anti-sistema” da coleção Nike Jordan, que passou a ser vista como descolada pela população e os amantes do esporte.
A mudança no marketing esportivo com o Air Jordan da Nike
Se o tênis já era um sucesso em vendas, o fato de Spike Lee ter sido o escolhido para dirigir os comerciais do Air Jordan para a TV foi fundamental para mudar de vez a história do marketing esportivo.
Lee vinha da direção de um grande filme que mudou a maneira das pessoas negras nos Estados Unidos agirem, acabando com a submissão e com a opressão que sofreram por muitos anos.
Aliás, o próprio Lee aparecia no filme usando o Air Jordan, levando a um “estouro” ainda maior nas vendas dos calçados.
Um dos grandes diferenciais para o marketing poderoso do Nike Jordan é que ele estava envolvido diretamente com vários aspectos culturais dos Estados Unidos naquele período entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990.
Além disso, para o diretor do filme sobre o Air Jordan, o sucesso do tênis é mais uma mostra do amor que as pessoas têm pelo consumismo e como o mercado permite que elas sintam-se mais próximas dos seus ídolos.
Se as pessoas não podiam ser o Michael Jordan, elas sentiam-se felizes e realizadas ao utilizar seus tênis, ser um pouco como ele.
Conclusão
Como você pode ver aqui, a parceria na coleção Nike Jordan mudou a forma de consumir produtos do esporte e foi uma transformação no marketing esportivo, que pode ser percebida até os dias de hoje.
Neste texto, mostramos como tudo começou, desde a escolha da Nike por Michael Jordan, que tinha preferência pela Adidas, até o sucesso que o tênis tem ainda nos dias atuais, tanto que virou filme para o cinema.
O que achou do conteúdo de hoje sobre o sucesso atemporal da coleção Nike Jordan?
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