Realizar atividades de pesquisa e entretenimento diretamente na TV é uma prática cada vez mais comum. Porém, entre várias opções, nem sempre é fácil escolher o melhor sistema operacional para Smart TV.
Atualmente, as pessoas estão optando por pagar um pouco a mais e levar para casa a TV que já terá, entre os seus aplicativos, opções como Netflix e YouTube, muito populares para entretenimento dos usuários.
No entanto, as diversas marcas presentes no mercado oferecem opções diferentes de Sistemas Operacionais, isso faz com que algumas dúvidas surjam na cabeça dos clientes.
O fato de nem todas as pessoas possuírem familiaridade com a tecnologia também se torna um fator que torna escolha do sistema crucial, afinal, os consumidores querem adquirir algo que consigam utilizar.
Pensando nisso, buscamos analisar cada um dos sistemas que estão disponíveis nos modelos de Smart TV mais populares do mercado e possibilitar a sua escolha do melhor sistema operacional para Smart Tvs.
Conhecendo os melhores sistemas operacionais para Smart Tvs
As opções não são tão variadas quanto escolher uma peça de roupa no guarda-roupas. Na realidade, o mercado atual oferece 4 sistemas específicos, distribuídos entre as marcas fabricantes.
Atualmente, temos o Android TV, o WebOS, o Tizen e, por último, um sistema que chegou recentemente ao mercado brasileiro, mas, que já ganha popularidade entre os consumidores, o Roku TV.
Android TV
Começamos pelo sistema que, pelo nome, é mais familiar para as pessoas. O Android TV está entre os melhores sistemas operacionais para Smart TV, principalmente, pela sua conectividade.
Por possuir o sistema operacional da Google, o sistema torna possível a conexão fácil com smartphones Android, assim como a utilização da busca por voz, por meio do Google Assistente.
Além disso, a loja de aplicativos do Android TV conta com boa parte das aplicações que estão disponíveis na Play Store dos celulares, algo que o torna ainda mais fácil de utilizar.
Sua interface é disposta em cartões, distribuídos pela tela e com uma fácil navegação, possibilitando, inclusive, uma navegação com um aplicativo rodando em segundo plano.
Entretanto, o grande ponto negativo deste sistema é o fato de ele ser extremamente robusto e completo, o que exige de configurações mais aprimoradas da TV em que ele está instalado.
Este fato faz com que os televisores que dispõem do Android TV sejam um pouco mais caras do que outros modelos que possuem os sistemas concorrentes.
Tizen
Este sistema operacional está disponível nas Smart Tvs da marca Samsung, sendo desenvolvido pela própria fabricante. Todavia, as versões do sistema são diferentes entre os modelos de entrada e outros mais sofisticados.
Para os modelos de entrada, o Tizen é uma versão menos completa, que possui um desempenho inferior e uma variedade de aplicativos bem limitada, no entanto, ainda dispõe dos principais, como Netflix, Globoplay e Youtube.
Já para os televisores mais potentes da fabricante, a versão que é instalada é o Tizen 5.5, que conta com uma grande diversidade de funcionalidades e torna a experiência do usuário ainda melhor.
Sua interface é bem amigável e não preenche a tela toda, facilitando a navegação enquanto a tela é visualizada quase que completamente. Além disso, o sistema também disponibiliza possibilidades de conectividades bem interessantes.
Sua conectividade torna possível a interligação entre o televisor e outros dispositivos, como smartphones, geladeiras, home theaters, etc. Isso pode tornar a TV uma verdadeira central de controle da sua residência.
Apesar de possuir uma boa variedade de aplicativos, a loja disponível no Tizen é mais limitada do que a do Android TV, por um motivo óbvio, já que esta não tem a sua disposição a Play Store em sua quase totalidade.
WebOS
O sistema das TVs LG também é uma excelente opção e entra forte na briga para ser o melhor sistema operacional para Smart TV. Seu ponto mais forte é, sem dúvidas, a usabilidade.
Com a utilização facilitada, o usuário não tem a menor dificuldade para navegar entre os aplicativos ou modificar as configurações do sistema. Tanto a disposição das opções quanto a velocidade do sistema são excelentes.
Por falar em velocidade, este é um pouco muito forte, desde as TVs mais básicas até os modelos mais caros. Em todos os casos, o sistema terá um desempenho admirável, sendo raríssimos os casos de travamentos.
Além disso os recursos do sistema variam de acordo com a versão do mesmo e não dependem do modelo da TV. Portanto, se você comprar uma TV 32” com a versão 6.0, ela terá todos os recursos mais atualizados do sistema operacional.
Outro diferencial do WebOS é a funcionalidade de utilizar o controle como um mouse na tela, direcionando-o apenas com movimentos do controle no ar, como se representasse uma mira, algo que facilita a utilização.
Roku OS
Por último, o sistema mais recente no Brasil, com a chegada da plataforma de streaming da marca no nosso país. O Roku OS é uma excelente opção, que está disponível apenas em modelos da TCL e da Philco.
Entre os diferenciais deste sistema, podemos citar a facilidade de utilização por parte do usuário e a fluidez que as informações são dispostas na tela, tornando a vida do consumidor ainda mais fácil.
Outro ponto é a presença do aplicativo Roku TV, o serviço de streaming da mesma marca, que conta com uma grande variedade de aplicativos, desde os mais comuns até outros mais populares fora do Brasil.
A popularidade do Roku OS cresceu muito em 2020 nos Estados Unidos e no Canadá. À medida que mais pessoas vão o utilizando, provavelmente a sua popularidade no Brasil também cresça.
O sistema é uma boa opção e vale a pena para as pessoas que possuem orçamento para adquirirem um televisor com maior valor agregado, como os modelos de 50” da Philco.
Conclusão
Apesar de todos os sistemas apresentarem vantagens interessantes para o usuário, quando se fala em facilidade de utilização aliada a bons recursos no sistema, o WebOS é o melhor sistema operacional para Smart TVs.
Além disso, o sistema está disponível em sua versão completa para todos os televisores, até mesmo modelos mais básicos. Por isso, ele ainda se torna mais democrático e está a frente do restante das opções.
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário