O dia dos namorados se aproxima e, com ele, inicia-se a procura por presentes para as pessoas que amamos, afinal, o mês de junho como um todo tem, sempre, uma dose extra de amor.
Entretanto, com uma infinidade de possibilidades no mercado, nem sempre é fácil escolher os melhores presentes, o que nos coloca em uma situação que chamamos de paradoxo da escolha.
Na realidade, a grande quantidade de opções nos faz sentir perdidos, ao invés de nos dar o conforto de poder escolher. Entretanto, alguns itens se mostram verdadeiros coringas, perfeitos para a data e para agradar qualquer pessoa.
Além disso, você sabe como surgiu o dia dos namorados? Por que essa data foi inserida no nosso calendário e por que é comemorada em dois dias diferentes no mundo?
Neste artigo, esclarecemos um pouco sobre a história desta data e, também, trouxemos algumas dicas para você escolher os melhores presentes para a pessoa que você ama.
Como surgiu o dia dos namorados?
Apesar de comemorarmos a data no dia 12 de junho, na realidade o dia dos namorados tradicional é datado no dia 14 de fevereiro, como é a cultura presente nos países da Europa e nos Estados Unidos.
O dia dos namorados do hemisfério norte, na realidade, é chamado de dia de São Valentim e é uma homenagem a um padre romano que viveu no século III e foi morto por ordem do imperador Cláudio II.
Na época, o imperador havia decretado uma lei que impedia a realização de casamentos. A justificativa do mandatário do Império Romano era a de que os homens, ao se casar, perdiam o seu potencial como soldados.
No entanto, o padre Valentim acreditava que o matrimônio era uma dádiva divina e continuou a realiza-los normalmente. Sabendo disso, o imperador mandou prendê-lo e o condenou à morte.
Diz-se que, antes de morrer, Valentim ainda se apaixonou por uma moça e, enquanto preso, escrevia cartas para a sua amada. Por isso, durante esta data, popularizou-se a prática de enviar cartas de amor.
Dia dos namorados no Brasil
Já no Brasil, a comemoração é datada no dia 12 de junho e possui uma história menos encantadora do que o dia dos namorados tradicional, que possui uma origem ligada à igreja católica.
No nosso país, a data foi criada pelo empreendedor João Dória, que teve a ideia de criar um dia que movimentasse o mercado em junho, afinal, este mês era conhecido por apresentar uma baixa nas vendas e na movimentação comercial.
A justificativa para a escolha do dia foi o fato de ser a véspera do dia de Santo Antônio, que é conhecido popularmente por ser um santo casamenteiro. Na época, inclusive, até campanhas publicitárias foram criadas para a data.
Atualmente, estas campanhas são comuns e todas as marcas utilizam o período para fortalecer as suas vendas de produtos que podem ser adquiridos para presentear a pessoa que amamos.
Melhores presentes para o dia dos namorados
Tendo entendido o contexto que envolve o dia dos namorados, chegou a hora de escolher o melhor presente, porém, como se decidir em meio a tantas opções disponíveis no mercado?
Nós separamos algumas opções que podem te ajudar, e muito, a tomar a sua decisão e tornar o dia 12 ainda mais especial.
Flores
Apesar de serem consideradas um pouco clichê, as flores são uma verdadeira tradição do dia dos namorados. Este item pode ser escolhido como presente único ou para complementar uma surpresa muito amorosa.
Engana-se quem pensa que flores podem ser um presente apenas para as mulheres. Em vários locais do país, presentear os homens com flores é um sinal de amor e representação de afeto surpreendentes.
Se você está em dúvida, as flores são, geralmente, um coringa. Você ainda pode variar na escolha das cores e sair um pouco do vermelho como única tonalidade, algo que já é comum nos buquês.
Roupas íntimas
Além do aspecto histórico e comercial, celebrar o amor também envolve momentos de intimidade e de proximidade do casal. Com isso, as roupas íntimas podem ser uma opção para apimentar a relação.
Além disso, o mercado oferece uma grande variedade destes itens, para aquisição física ou por meio de lojas on-line, fazendo com que a escolha do presente possa ser surpreendente para o(a) parceiro(a).
Entretanto, as roupas íntimas não representam apenas a parte picante da relação, elas também têm uma ligação forte com autoestima e autoamor, algo que é ainda mais incrível.
Cosméticos
Estes são presentes que estão diretamente ligados à autoestima e ao fato de as pessoas quererem estar cada vez mais bonitas e mais atraentes, em qualquer situação, mesmo quando já estão comprometidas.
A autoestima é algo que está intrínseco ao ser humano e é fundamental que ela seja alimentada. Por isso, perfumes, cremes, loções e outros cosméticos podem ser uma excelente opção para o dia dos namorados.
Roupas e calçados
Estes são os presentes mais comuns, afinal, a variedade permite que se presenteie a pessoa amada com roupas em qualquer ocasião. Além disso, é possível explorar uma grande quantidade de estilos.
Junho costuma ser um mês mais frio, portanto, itens como suéter, jaquetas, lenços e cachecóis podem ser excelentes escolhas para o(a) seu/sua parceiro(a) amar!
Acessórios
Por último, os acessórios também são itens muito interessantes para a escolha do presente de dia dos namorados, afinal, eles podem cair bem com qualquer roupa e para diversas ocasiões.
Além disso, os acessórios ainda entregam um toque especial de estilo, completando looks e deixando a autoestima das pessoas lá no alto.
Conclusão
O dia dos namorados é a data perfeita para demonstrar ainda mais o que sentimos pela pessoa que amamos. Muitas vezes, preferimos fazer do dia um evento, combinando presentes e surpresas.
O mais importante é planejar algo realmente especial, que relembre os melhores momentos e que garanta um avivamento na relação, afinal, a rotina e o dia-a-dia cada vez mais corridos acabam distanciando as pessoas.
Escolha o presente ideal, escolha um lugar bacana e proporcione, à pessoa que você ama, uma experiência única, que a torne inesquecível.
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário