Quando chega o inverno, o skincare se torna essencial para todos que desejam proteger à pele nos períodos de temperaturas mais baixas.
Ao contrário do que alguns acreditam, não é somente no verão e com os raios solares incidindo mais que se deve tomar cuidados com a própria pele.
As temperaturas mais baixas podem ocasionar agressões ao nosso corpo, em especial à pele, tanto do rosto quanto de outras partes, como é o caso do ressecamento, de alergias e do comprometimento do aspecto.
Para que você possa evitar todos esses problemas, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar as principais dicas de skincare para o inverno e como usar os melhores produtos que estão disponíveis na Beleza na Web. Acompanhe!
Evite tomar banhos muito quentes
Uma das dicas mais eficientes de cuidados com a pele no inverno é evitar tomar banhos muito quentes, afinal, nesse período é mais do que normal as pessoas evitarem entrar debaixo do chuveiro gelado.
Portanto, você precisa fugir da tentação do banho quente em meses de temperaturas muito baixas, pois a água muito quente pode gerar queimaduras diretamente na pele e diminuir a proteção natural dela.
O resultado dessa retirada da sua proteção natural é uma pele mais ressecada, o que também vai gerar maiores problemas.
A dica aqui é que o seu banho seja com água morna e em uma temperatura que seja agradável à pele.
Além do mais, use sabonetes com ação hidratante, pois eles vão auxiliar na redução das agressões da pele e vão melhorar a nutrição dela.
Tente também evitar o excesso de esfoliações, pois elas podem ter um impacto no ressecamento e nas alergias da pele.
Faça uso de filtro solar
Mais uma dica de skincare para o inverno, e que muitas pessoas nem imaginam, é utilizar filtro solar no dia a dia.
Ainda que o sol seja mais ameno ao longo dos meses mais frios, é fundamental que se tenha cuidado com a pele e a radiação solar, que nunca desaparece completamente.
Portanto, ainda que você sinta-se bem ao se expor ao sol no inverno, saiba que ele continua gerando agressões à pele, então você deve deixá-la bem protegida.
Além do mais, saiba que ainda que a sua pele esteja coberta, como no caso do uso de casacos e cachecóis, o nosso rosto costuma ficar desprotegido e isso quer dizer que a utilização de um excelente filtro solar vai fazer toda a diferença.
Faça uma boa hidratação da sua pele
A hidratação é uma parte fundamental do skincare no inverno e pode ajudar a manter a sua pele muito mais bonita, desde que você faça uso dos produtos corretos.
As loções hidratantes ou ainda os óleos corporais deverão estar na sua rotina para que possa manter a hidratação da pele, mas não foque em apenas uma parte do corpo.
O rosto, suas mãos e pés, os ombros, os braços, os lábios, enfim, todo o corpo deve estar muito bem hidratado para que a pele não sofra no inverno.
Mais do que isso, você deve ter como foco a utilização de produtos que sejam de boa qualidade, bem como aqueles indicados ao seu tipo de pele e à parte do corpo no qual vai aplicar.
Não adianta utilizar um hidratante facial nas mãos e vice-versa, já que isso vai apenas servir como um engano e sua pele não vai estar realmente protegida.
No caso do hidratante facial, ele é um dos mais indicados pelo fato de que é o nosso rosto que fica mais expostos ao vento gelado do inverno.
O hidratante para a pele do rosto é imprescindível para pessoas com pele seca, mas quem tem a pele oleosa deve usá-lo para evitar a perda de água e ainda gerar uma barreira para proteger o tecido cutâneo.
Em relação ao hidratante para uso em pele seca, a dica é comprar um produto à base de óleo de amêndoas, de ureia e aloe vera para total proteção.
Pessoas com uma pele normal podem obter por hidratantes com ativos específicos, como vitamina E e vitamina A.
Hidratar e esfoliar as extremidades do corpo se faz necessário
Existem algumas partes do nosso corpo que tendem a ficar muito mais ressecadas no inverno, como as mãos, os cotovelos e os joelhos, já que não possuem muitas glândulas sebáceas.
Desse modo, essas áreas produzem uma menor quantidade de óleo e estão muito mais suscetíveis aos possíveis prejuízos ocasionados pelas baixas temperaturas.
A dica é que você use hidratantes, como explicado no tópico acima, e faça uma esfoliação mais suave a cada quinze dias, de modo a remover todas as células mortas presentes na sua pele nessas extremidades.
Proteger os lábios é essencial contra as baixas temperaturas
Anteriormente, já citamos a importância da proteção dos lábios nessa época de temperaturas mais baixas, mas fizemos um tópico exclusivo para falar do tema.
Afinal, a pele sobre os nossos lábios é extremamente fina e delicada, logo, ela pode vir a sofrer muito mais com as rachaduras ocasionadas pelo frio e o ressecamento.
A indicação é que você faça uso de um bom hidratante labial ao longo do dia para deixar os lábios mais protegidos contra a presença do vento, do frio e a umidade mais baixa do ar nesse período.
Muitas pessoas acham que umedecendo os lábios apenas com saliva estarão deixando-os protegidos, mas esse alívio é apenas temporário, e no longo prazo, apenas vai ocasionar um maior ressecamento.
Conclusão
Como você pode ver aqui, é essencial ter muitos cuidados com a pele ao longo do período do inverno, no qual as temperaturas são bem mais baixas e a nossa pele acaba sofrendo bastante.
Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas incríveis para que você mantenha uma rotina de skincare que evitará problemas variados com a sua pele, como irritações, alergias, ressecamento e até mesmo queimaduras.
O que achou do nosso texto de hoje falando sobre quais os cuidados com a pele durante o inverno?
Por fim, leia a seguir alguns dos últimos artigos do nosso blog:
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário