Se você está iniciando no mercado de investimentos, provavelmente se depara constantemente com diversas siglas para determinar taxas, tipos de investimentos, entre outros. Dessa forma, conheça ainda mais sobre o CDI 2021!

Pronto pra conhecer tudo sobre CDI 2021

Certamente, CDI é uma das principais siglas que você já presenciou, haja vista que ela serve como base para vários investimentos.

A ideia deste artigo é te mostrar o que significa esta sigla, como está o CDI 2021, para que ele serve e como você utilizará este indicador para tomar as suas decisões no mercado de investimentos objetivando maximizar os seus lucros.

O que é CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e, basicamente, é a taxa que regulamenta as transações de empréstimos entre os bancos. Estas operações são feitas diariamente e utilizam o CDI como base de cobrança.

Para compreender melhor, precisamos entender por que os bancos fazem essas transações e em que situação elas ocorrem.

A exigência do Banco Central

Existe uma regra do Banco Central que exige que todas as instituições financeiras terminem o dia com saldo maior do que começaram. Entretanto, nem sempre isso é possível com o fluxo natural de dinheiro dos bancos.

Um banco pode terminar o dia com saldo negativo por diversos motivos, um deles é a ocorrência de mais saques do que depósitos, por exemplo. Mas como resolver isso e se manter dentro da exigência do Banco Central?

Para manter o seu saldo positivo, os bancos precisam fazer empréstimos de outros bancos para que consigam manter o saldo positivo. Como todo empréstimo, este possui uma taxa, ela é o CDI.

Com que frequência ela é calculada?

Basicamente, o CDI é uma taxa calculada diariamente pela B3, porém, são calculadas taxas mensais e anuais. Este cálculo, mensal e anual, influencia diretamente o rendimento dos investimentos.

Para que serve o CDI?

Para que serve o CDI?
Photo by Austin Distel on Unsplash

Para analisar a utilidade do CDI, separaremos a análise em dois pontos de vista. Assim, para as instituições financeiras, o CDI serve para embasar as transações interbancárias, já que é a taxa aplicada sobre os empréstimos entre bancos.

Já para os investidores, o CDI serve como base para o rendimento de diversos investimentos. Se você investe em renda fixa que rende 100% do CDI, por exemplo, seu dinheiro renderá a taxa do CDI a cada ano.

Em 2020, por exemplo, a média anual do CDI foi de 2,75%. Isso indica que os investimentos do exemplo acima renderam a mesma porcentagem.

CDI como referência para outros indicadores

Como o CDI se tornou um índice de alta relevância para o mercado financeiro como um todo, é comum que você encontre títulos financeiros com rendimento relacionado ao CDI. Para ser mais específico, relacionado à taxa DI.

Esta taxa é a média dos CDIs de um determinado período. Por padrão, esta taxa está sempre caminhando próxima à taxa SELIC (taxa básica de juros).

Diversos investimentos, principalmente os de renda fixa, se baseiam no CDI. Entre eles, podemos citar os fundos de renda fixa, LC, LCA, LCI e o CDB. Entenda abaixo o significado de cada sigla:

  • CDB – Certificado de depósito bancário: similar ao CDI, porém, nesse caso, o banco pega dinheiro do consumidor final e não de outros bancos.
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário: dinheiro que os bancos utilizam para financiar o mercado imobiliário.
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio: idêntico ao LCI, porém, aplicado ao agronegócio.
  • LC – Letra de câmbio: similar ao LCI e ao LCA, porém, o financiamento não é para um fim específico.

Posso investir no CDI?

Não, pessoas físicas não podem investir diretamente no CDI. Este índice serve como balizador para qualquer rendimento no mercado financeiro.

Em geral, o CDI é tido como o mínimo que um investimento deve render para ser considerado razoável. É por esse motivo que aplicações na poupança não são considerados investimentos, pois renderão menos do que o CDI.

CDI alto é bom? Ou baixo é melhor?

Analisando de forma superficial, parece ser interessante quando o CDI está alto, afinal, os rendimentos serão maiores e, consequentemente, os ganhos com investimentos também.

Entretanto, esta análise deve ser ainda mais aprofundada. Altas taxas de CDI indicam um crescimento no custo do dinheiro. Isto acarreta no crescimento de outros indicadores, como a inflação.

Por mais que os seus rendimentos estejam crescendo, um CDI muito alto é um importante sintoma de que a economia não está bem.

Certo, mas um CDI baixo é bom? Também não, já que os rendimentos se baseiam neste indicador, se ele está baixo, seus investimentos terão um desempenho mais baixo também.

Quais foram as taxas de CDI em 2021?

Agora que você sabe o básico do significado e da importância do CDI para o mercado financeiro, chegou a hora de entender como está o desempenho deste índice no ano de 2021.

O CDI 2021, assim como em todos os anos, é acompanhado em médias mensais. O mês de janeiro fechou com uma média de 0,15%, já fevereiro fechou com 0,13%. Com isso, O CDI 2021 está em 0,28% até o momento.

Eu anotando tudo sobre o cdi

Para motivos de comparação, o mês de janeiro de 2020 fechou com uma média de 0,38% e fevereiro do mesmo ano fechou com 0,29%. Somando ambos os meses, temos uma média bimestral de 0,67%, um índice bem maior do que o CDI 2021.

Ainda comparando com anos anteriores, em 2019 fechamos o primeiro bimestre com média de 1,03%, em 2018 com 1,04%, em 2017 com 1,94%, em 2016 com 2,05% e em 2015 com 1,75%.

Analisando o retrospecto, podemos perceber que o CDI vem caindo ano a ano. A taxa do primeiro bimestre de 2016, por exemplo, se aproxima da taxa anual de 2020, que foi 2,75%.

Conclusão

Se você quer ter lucros com os seus investimentos, precisa entender como funciona o CDI e de que forma ele influenciará nos seus ganhos.

O mercado financeiro possui diversas nuances e entende-las é primordial para uma saúde financeira a longo prazo. O mais importante é que você comece a entender sempre pela base e o CDI é um excelente ponto de partida.