Os pagamentos e transferências Pix é o novo sistema de pagamentos apresentado pelo Banco Central em 2020, tratando de uma forma gratuita de fazer transferências entre pessoas e empresas.

Meu dinheiro voando

Esse método veio a princípio substituir os tradicionais TED, DOC e boletos bancários e funcionará em qualquer dia e horário da semana.

Por meio dele, pessoas e empresas poderão fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

E quem irá ofertar o Pix às pessoas e empresas serão as instituições financeiras: bancos, meios de pagamento e fintechs.

Semelhante ao TED e DOC, o Pix já aparece no aplicativo como opções para uma pessoa na hora de fazer transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos.

Continue a leitura para saber mais!

O que são os pagamentos e transferências Pix?

O que são os pagamentos e transferências Pix?
Photo by rupixen.com on Unsplash

Os pagamentos e transferências Pix começaram a funcionar em todas as instituições, em 16 de novembro e está disponível para todos que estiverem cadastrados.

Como vimos, trata-se do novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, com o objetivo de ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.

Impressionado com pagamentos e transferências PIX

Em resumo, ele possibilitará você realizar transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, nos finais de semana e feriados.

Com ele você conseguirá realizar transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor, eliminando a necessidade de digitar todos os dados da conta.

É possível também executar pagamentos em tempo em estabelecimentos comerciais, além de pagar contas de água e luz, e até recolher impostos.

Saiba mais sobre as chaves Pix

As chaves se referem a uma maneira de identificar o usuário dentro do ecossistema Pix, funcionando semelhante a um endereço da sua conta no novo sistema.

Estudando os pagamentos e transferências PIX

Essa chave dentro dos pagamentos e transferências Pix poderão ser o seu CPF/CNPJ, celular, e-mail, ou alguma chave aleatória.

Sendo um código formado por números e letras criado pelo sistema, onde por meio dela você fará um pagamento via Pix transferindo o dinheiro para a conta de outra digitando apenas o celular ou o CPF dela.

Quando informar a chave, o sistema irá saber para qual conta deverá repassar o dinheiro, não sendo mais necessário informar o banco, a agência, o número da conta, CPF e outros dados.

Pessoa física terá até cinco chaves por conta que for de sua titularidade, e pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta.

Anotando tudo

Porém, não é possível repetir a mesma chave para contas diferentes, pois como o código será o endereço de entrega dos valores, o sistema não conseguirá identificar para qual conta transferir o valor.

Como funciona o cadastro no PIX?

Para se cadastrar, sendo pessoas físicas ou jurídicas, é necessário ter uma conta corrente, poupança ou de pagamento em um prestador de serviços financeiros, como um banco, uma fintech ou uma plataforma de pagamentos.

Confusa

Seu registro irá ocorrer nos canais do banco no qual o usuário tem conta, como o internet banking ou o aplicativo, onde você deverá informar à sua instituição financeira qual chave Pix deseja utilizar para fazer seu cadastro.

Ao escolher a chave e dar o veredito para fazer o cadastro, a instituição enviará a informação a você para o BC finalizar o cadastro em seu sistema e com isso os bancos e as instituições financeiras serão intermediadores entre o BC e o consumidor final.

Para fazer o cadastro da chave busque pela seção “Pix” no aplicativo ou internet banking do seu banco e saiba que todas as instituições financeiras participantes são obrigadas, pelo regulamento do Banco Central, a apresentar a nova opção no menu de suas plataformas.

Desde o início do cadastro, grande parte das instituições estão enviando notificações para lembrar os usuários de efetuar o cadastro.

Vantagens

De acordo com o Banco Central, os pagamentos e transferências Pix prometem aumentar a velocidade dos pagamentos e das transferências.

Eu contemplando pagamentos e transferências PIX

Afinal, sua proposta possui potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, diminuindo o valor das transações, por ser praticamente 100% gratuito para pessoas físicas, salvo alguns casos, e deverá ter tarifas menores para empresas.

O Banco Central também destacou outras vantagens como aumentar a segurança, melhorar a experiência dos clientes e gerar a inclusão financeira de pessoas sem um banco, uma vez que não é preciso ter uma conta em banco para usar o sistema.

Por meio de uma conta digital ou em uma plataforma de pagamento, que exige menos documentos e burocracias do que em bancos, você já consegue realizar pagamentos via Pix.

Além disso, os pagamentos e transferências Pix possuem outras características como a disponibilidade, pois oferece a chance de fazer pagamentos a qualquer horário e dia do ano.

Sem contar na velocidade e conveniência, pois a transferência ocorre em até dez segundos e as transações serão baseadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) e terão como base tecnologias de proteção atuais.

O Pix dará a possibilidade de você realizar transferências de qualquer valor entre pessoas ou empresas, pagamentos em estabelecimentos físicos ou virtuais e recolhimento de impostos.

QR Code e NFC

Existem dois tipos de QR Code que podem ser usados para pagamentos e transferências Pix.

Da pra usar QR Code pra pagar e transderir

São eles os dinâmicos, que variam a cada transação e os estáticos, os quais possibilitam utilizar em múltiplas transações e podem possuir ou não um valor já definido no código.

Para isso, aponte sua câmera do celular e faça o pagamento, como já existe em outros aplicativos semelhantes.

Outra ideia bacana é você conseguir integrar o Pix com pagamentos sem contato, pelo NFC, sendo semelhante ao QR Code, porém mais rápido, onde basta aproximar o aparelho ao invés de fazer a leitura do QR Code com a câmera.

Saques

Outra vantagem do Pix é que além de pagamentos e transferências Pix, futuramente você conseguirá realizar saques.

Eu com meu dindim vindo do PIX

A proposta é que os usuários consigam executar saques em qualquer estabelecimento, onde o usuário faz a transferência para a empresa e recebe o dinheiro em espécie na hora.

O cadastro é obrigatório?

Saiba que as pessoas físicas não são obrigadas a se cadastrar no Pix, muito menos empresas não financeiras, porém todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes tiveram que implementar o sistema e oferta-lo como opção aos seus clientes.

Assim, o cadastro é recomendado pelo Banco Central, uma vez que o objetivo é popularizar o sistema e pessoas e empresas que não se cadastrarem ficarão sem um serviço usado por uma significativa parcela da população.

Conclusão

Enfim, os pagamentos e transferências Pix são a nova forma de você fazer transferências e pagamentos, instantânea e que funciona todos os dias do ano, de acordo com o Banco Central.

Impressionada pagamentos e transferências PIX

É a maneira mais pratica de se fazer pagamentos e transferências de forma rápida, sem esperar um tempo para que o pagamento “caia” na conta de quem o receberá ou ter que fazê-los só em dias da semana, no horário comercial.

Além de conseguir transferir dinheiro para outras pessoas, será possível fazer pagamentos a estabelecimentos usando o Pix.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Use o espaço a seguir e entre em contato conosco! Não deixe de acessar nosso site para muito mais e até a próxima!

Confira também os últimos artigos do nosso blog: