O número de pessoas que usa cashback em suas compras é cada vez maior, pois elas começam a perceber como isso pode trazer uma enorme economia.
Para quem pensa que os valores de retorno do cashback são muito baixos, é só fazer os cálculos para ver que de pouco em pouco é possível ter um ótimo retorno financeiro.
Afinal, quem não gosta de comprar um produto que tanto deseja e ainda ver uma parte, ainda que pequena, do seu dinheiro voltar para a sua conta.
É muito importante que além de conhecer o que é cashback, as pessoas saibam que existem vários tipos diferentes e isso pode impactar no retorno que você terá.
Por exemplo, há casos em que esse retorno pode vir em crédito na loja onde você comprou o produto, ou ainda na forma de crédito para carteira digital ou ainda o retorno de dinheiro.
Dessa forma, nós iremos mostrar aqui qual é o impacto no final do mês quando você resolve ativar o cashback nas compras feitas naquele período.
Acompanhe!
Cashback: Saiba o que é?
O cashback significa, em português literal, dinheiro de volta, e este tipo de programa passou a existir ainda nos anos de 1990, nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Aliás, nesses países e no Canadá, onde também já era comum nessa época, hoje os clientes que possuem cartão de crédito são os que mais usam este tipo de programa.
No Brasil, faz poucos anos que os programas de cashback chegaram nas empresas e estão disponíveis aos clientes, sendo os mais famosos o do Ame Digital e do Méliuz.
Com o aumento da popularidade desses programas e os clientes conhecendo cada vez mais seus benefícios, é comum haver um maior interesse sobre eles e o impacto que ativar o retorno do dinheiro de compras gera no final do mês.
Você precisa saber diferenciar também o cashback do desconto, pois apesar dos dois tipos de situações gerarem desconto, um deles faz o preço de um produto diminuir e o outro é uma espécie de “recompensa” ao cliente pela compra.
Entender os tipos de cashback é fundamental
Antes que você assine um programa de cashback, imaginando a economia que terá ao final do mês, é importante saber qual tipo a empresa oferece.
Isso é algo que conta muito porque nem toda empresa oferece a opção do cliente receber o dinheiro de volta para sua conta, pois alguns programas somente permitem que esse dinheiro fique em um tipo de “carteira digital”.
Esse dinheiro, então, vai poder ser usado para “abatimento” no valor das futuras compras que você fizer naquela empresa.
Para algumas pessoas, essa pode ser uma opção válida, mas para quem deseja economizar de verdade, com certeza essa não é a melhor alternativa.
Procure saber se a empresa irá enviar o dinheiro de volta na sua conta corrente, se ela irá colocar esse valor de retorno na sua carteira digital (ou da própria empresa) ou ainda se é um tipo de cashback social.
O cashback impacta muito na economia no final do mês?
No momento de escolher receber o cashback das compras feitas, você precisa estar muito atento ao programa do qual vai participar.
Isso porque é importante que esse processo de devolução do seu dinheiro seja automatizado e completamente transparente, para trazer mais segurança.
De preferência, opte também por um programa que lhe proporcione a flexibilidade de escolher a maneira como você quer usar o crédito que tem direito de volta.
Você pode desejar ter o dinheiro em sua conta ao invés de receber crédito na loja, por exemplo, então se a empresa não dá a possibilidade de escolha, seu objetivo na compra com cashback não será alcançado.
Em relação a % do dinheiro usado na compra que você vai ter de volta, ele pode variar muito, mas a maior parte das empresas devolve entre 1% e 15% do valor da compra.
Existe possibilidades
É possível encontrar também a opção de empresas que oferecem percentuais maiores, até 50%, enquanto outras prometem um valor fixo de volta, que costuma ser bem atrativo.
Digamos que o programa escolhido ofereça 15% de cashback e você tenha feito uma compra de R$ 1.000,00, então o valor que terá de volta em sua conta é de R$ 150,00.
Seja qual for a opção que você escolher para ativar o cashback, o fato mais importante é que o impacto no final do mês é enorme.
Você vai conseguir economizar bastante ao ter uma parte do dinheiro gasto em compras de volta, que poderão auxiliar nas necessidades do mês seguinte.
Entretanto, é bem claro também que esse tipo de programa só faz sentido quando você realiza compras realmente necessárias.
Não adianta você fazer compras que não precisa apenas para ganhar a % do dinheiro de volta, pois a despesa com este gasto será melhor que o benefício do retorno obtido.
Assim, fuja de eventuais ciladas que muitas pessoas cometem gastando excessivamente e confiando apenas no cashback.
Velupe
Como você pode ver aqui, o cashback é um tipo de programa que cada vez mais faz sucesso no Brasil, à medida que os consumidores brasileiros percebem os benefícios de ter o retorno de uma parte do valor investido na compra de volta.
Neste texto, nós mostramos a você como é que funciona este programa, os tipos existentes no mercado entre os quais escolher, bem como é que funciona o retorno do dinheiro ao realizar compras e o impacto disso nas finanças.
Gostou do artigo de hoje sobre o impacto no final do mês ativando cashback em suas compras?
Por fim, leia a seguir alguns dos últimos artigos do nosso blog:
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário