O Mercado Livre trata-se de uma das marketplaces de maior sucesso em todo o país e a cada dia novos clientes e lojistas começam a utilizá-la.

Afinal, para quem é vendedor é muito mais fácil já contar com uma plataforma completa e sem a necessidade de começar do zero, muito menos ter que atrair pessoas para a sua vitrine, já que há milhares delas no site todos os dias.

Para quem é cliente, usar o Mercado Livre também é uma ótima ideia, pois você encontra todos os produtos que deseja em um único lugar.

A variedade e a dúvida

Mais do que isso, como há vários lojistas diferentes vendendo o mesmo produto, é possível encontrar preços ou condições melhores, seja de pagamento ou de frete grátis.

Apesar disso tudo, nada mais normal do que as pessoas que querem comprar neste site perguntarem-se: o Mercado Livre é confiável?

Aqui no artigo, nós iremos responder a esse questionamento falando um pouco a respeito da plataforma e as avaliações de quem costuma utilizá-la.

Não deixe de ler o texto até o final para saber tudo deste tema!

O que os clientes devem estar atentos para comprar com segurança?

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro no que o cliente deve estar atento ao fazer uma compra no Mercado Livre para reduzir os riscos de problemas:

  • Atente-se a “cor do termômetro”: cada vendedor tem um “termômetro” em sua página e a sua cor ajuda a indicar qual é a confiabilidade dele. A cor verde indica um vendedor altamente confiável, enquanto se ele tem a cor cinza isso indica baixa confiança e poucas vendas
  • Veja se o vendedor tem medalhas: essas medalhas servem para indicar se aquele vendedor é MercadoLíder, o que quer dizer que ele fez um grande número de vendas, que recebeu um alto número de avaliações positivas e se cumpre com as normas fiscais exigidas
  • Veja quais são as qualificações do vendedor: no caso do Mercado Livre, a plataforma oferece espaço para os clientes avaliarem os vendedores e deixarem seus comentários, o que ajuda outras pessoas na hora de realizar ou não uma compra com aquele lojista

Segurança nunca é demais

  • Sempre procure conversar com o lojista: ainda que o anúncio do produto esteja bem claro, é importante conversar com o vendedor para tirar qualquer dúvida, além de ficar mais claro se aquela pessoa responde rápido às necessidades dos potenciais clientes, caso tenha algum problema posteriormente
  • Faça uso do MercadoEnvios: usar essa ferramenta do Mercado Livre permite que seus produtos venham ser entregues diretamente pelos Correios, o que traz uma maior proteção e segurança. Ainda que o lojista tenha a sua opção de enviar o produto, essa alternativa do MercadoEnvios é uma ótima alternativa. No caso de retirar seu produto com o vendedor, pessoalmente, sempre opte pelos locais mais movimentados, como shoppings e supermercados
  • Faça uso do MercadoPago: uma outra ferramenta do próprio Mercado Livre que vale a pena utilizar é o MercadoPago. Dessa forma, o seu dinheiro vai estar totalmente protegido pela plataforma até o momento em que você, de fato, receba seu produto e veja se aquele item comprado realmente está correto. Essa opção do MercadoPago permite que você, a qualquer momento em que perceber que há um problema, possa realizar a devolução do produto ou ainda desistir daquela compra

O Mercado Livre é um site seguro para comprar?

No Mercado Livre, a plataforma foi desenvolvida com a finalidade de ser um serviço de compra e de venda “aberto”, ou seja, qualquer pessoa física ou jurídica (empresa) poderá oferecer produtos no site.

Esses produtos podem ser tanto novos quanto usados, e o funcionamento da plataforma é como se fosse uma grande “rede social” para comprar e vender.

É confiável comprar no Mercado Livre?

Isso porque os vendedores possuem perfis que são avaliados pelos usuários que compram junto a eles, para garantir maior transparência para quem vai fazer novas compras naquela página.

O site do Mercado Livre funciona, portanto, em uma política de descentralização, mas isso não quer dizer que a empresa não tenha responsabilidade sobre os dados pessoais de cada usuário.

Uma das coisas positivas do site, para trazer mais segurança ao usuário, é justamente as avaliações dos vendedores.

Se um cliente tem uma experiência ruim na hora de fazer a compra, como não ter o produto entregue ou sofrer com uma oferta mentirosa, ele irá fazer uma avaliação negativa ao vendedor.

Dessa forma, outros usuários poderão ficar mais atentos ao fazer uma compra com aquele lojista, evitando cair em um golpe.

A reputação do Mercado Livre em sites de avaliações

Uma das melhores formas de avaliar se um site é ou não confiável é verificar a reputação dele nas páginas de avaliações, como o Reclame Aqui.

O Mercado Livre possui uma avaliação regular nesta plataforma, com a maioria dos comentários sendo positivos ou solucionados rapidamente pela empresa.

É confiável comprar no Mercado Livre?

Já dentro da Apple Store, que é a loja de apps da Apple, o aplicativo Mercado Livre conta com uma nota 4,9 (a nota máxima na plataforma é 5), o que mostra como a ferramenta é boa e a experiência dos usuários é positiva.

Tirando como base esses dois sites de avaliação, fica claro que a maioria dos usuários que já comprou no Mercado Livre teve boas experiências.

O site Mercado Livre é confiável?

Por tudo o que vimos até aqui, a resposta é sim, esse site é bastante confiável e vale a pena fazer compras nele.

É muito importante que você sempre considere aquelas dicas que trouxemos no início, para escolher um vendedor que traga mais confiança e reduza os riscos de golpes ou fraudes aos seus clientes.

Com isso, você vai poder achar bons produtos com ótimos preços dentro desse marketplace muito amplo e diverso.

Conclusão

Como você viu aqui, o Mercado Livre é um dos maiores marketplace do Brasil e diariamente centenas de pessoas fazem compras através das páginas dos lojistas no site.

Neste texto, você conheceu algumas dicas que tornarão a sua experiência de compra mais tranquila e segura, bem como viu que vale sim a pena fazer compras neste site, bem avaliado, de forma geral, pelos usuários.

Gostou do artigo de hoje sobre é confiável comprar no Mercado Livre?

Por fim, leia a seguir alguns dos últimos artigos do nosso blog: