Se o assunto é limpeza, seja da casa ou do carro, buscamos sempre as alternativas mais fáceis e mais rápidas, para que seja despendido o menor tempo possível. O higienizador a vapor é uma excelente opção.
Projetados para limpar uma grande diversidade de superfícies, estes equipamentos estão cada vez mais populares, afinal, a rotina diária das pessoas está cada vez mais corrida e todos buscam otimização de tempo.
Entretanto, nem sempre é tão fácil escolher um higienizador a vapor. Vale a pena? Ele oferece algum risco? Limpa mesmo? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.
O que é um higienizador a vapor
Estes são equipamentos que, visualmente, podem se assemelhar a um aspirador de pó. Entretanto, seu funcionamento é bem diferente e existem diferentes tipos de higienizador a vapor. Siga lendo e entenda as suas peculiaridades.
Os 2 principais modelos de higienizador são o vaporizador frio e o vaporizador a seco. Ambos executam o processo de limpeza com maestria, entretanto, o que cada um faz e como funcionam?
O vaporizador a frio não esquenta o vapor, utilizando uma maior quantidade de água. Em contrapartida, este modelo utiliza uma menor quantidade de energia elétrica.
Já o modelo a seco é quase que o inverso. Utilizando menos água, o vaporizador a seco aquece o vapor com o auxílio da energia elétrica. Consequentemente, este item utiliza menos água e mais energia elétrica.
Em ambos os casos, a limpeza será feita de forma eficaz, sendo o higienizador a vapor a seco um pouco mais rápido do que o modelo a frio. Atualmente, existem modelos com fio ou sem fio de ambos.
Como funciona a limpeza a vapor?
Basicamente, os higienizadores a vapor fazem com que a sujeira se solte da superfície a ser limpa. Seja ele vapor quente ou frio, ambos serão úteis para eliminar qualquer sujeira impregnada na superfície, até mesmo gordura.
Além disso, este tipo de limpeza mata germes, ácaros e fungos, sendo muito útil para limpar estofados, tapetes e cortinas. Seria esse o sonho de pessoas que possuem alergias como rinite?
Existem riscos de utilização?
Como todo eletrodoméstico, utilizar os vaporizadores exige cuidados. O vapor, em geral, não pode entrar em contato com a pele, podendo causar queimaduras e lesões.
Os modelos de vapor a seco elevam a temperatura do vapor acima de 100ºC, visando um combate maior à sujeira e, inevitavelmente, se tornando mais perigoso ao atingir a pele.
Onde não utilizar o higienizador a vapor?
Também deve ser evitada a limpeza a vapor de materiais como papelão e seda. O vapor pode danificar itens com estes tecidos de forma irreversível. Portanto, mantenha-os longe de vestidos, lençóis ou camisolas de seda, por exemplo.
Outras superfícies que o item não deve ser utilizado:
- paredes com papel de parede;
- paredes com tinta a base de água;
- pisos com verniz ou cera;
- concreto ou cimento;
- superfícies com pedras naturais, como granito ou mármore;
- móveis de madeira, como MDP e MDF.
Onde aplicar a limpeza a vapor?
Em uma análise menos detalhada, pode-se dizer que a limpeza a vapor serve para quase todas as superfícies e móveis. Desde vidros até estofados, o higienizador a vapor será útil para garantir uma limpeza eficiente.
Uma das suas principais vantagens é a facilidade para limpar móveis com grande presença de ácaros e fungos, como sofás e almofadas. Utilize o vaporizador para soltar a sujeira e finalize com um pano.
Devo descartar produtos de limpeza?
Apesar de não utilizar produtos no processo de limpeza, o higienizador a vapor não será o único item utilizado. Ele é perfeito para que a sujeira se solte de qualquer superfície, mas não executa a remoção dos micro-organismos.
Com isso, utilize o vaporizador e, na sequência, finalize com um pano e um produto de limpeza. Esta prática, além de garantir uma limpeza completa, trará um aroma agradável para o seu ambiente.
Modelos de higienizador a vapor
Conhecendo o funcionamento do higienizador a vapor, vamos conhecer alguns modelos e preços deste item que pode passar a ser uma prioridade nas suas compras de eletrodomésticos.
Limpadora e Higienizadora Wap Spot Cleaner 1400W
Nosso primeiro modelo é um vaporizador de valor médio e de fácil utilização. O vaporizador Wap Spot deve estar conectado à rede elétrica e possui encaixes fáceis para as suas peças.
Alguns componentes deste equipamento:
- bico extrator multifuncional;
- recipiente individual para água limpa e produto de limpeza;
- escova para esfregar superfícies;
- tanque para água que pode ser esvaziado e limpo de forma fácil;
- mangueira e componentes resistentes a produtos químicos.
Além disso, neste modelo você pode utilizar a água misturada a algum produto de limpeza. Assim, o aroma dos produtos pode ser aplicado pelo próprio higienizador a vapor, facilitando o trabalho de limpeza.
Vaporizador de Roupas Turbo Extreme Steam CONAIR
O segundo modelo da lista é portátil e entrega uma praticidade quase que inigualável. Mais direcionado para roupas, além de eliminar germes, o vaporizador ainda serve como um passador de roupas.
Este item é perfeito para utilização em lojas que possuem peças em mostruário. Além de desamassar, ainda mantém as peças limpas e apresentáveis para o público em geral.
Alguns benefícios deste produto:
- vapor que pode chegar a 140ºC, garantindo a eliminação de germes, ácaros e fungos;
- função turbo: com esta função ativada, a temperatura do vapor pode alcançar 160ºC;
- reservatório de água removível para abastecimento e limpeza.
Conclusão
A utilização de higienizador a vapor é interessante para otimizar o seu tempo durante limpezas rotineiras na sua casa. Os modelos portáteis oferecem ainda mais praticidade para limpar locais menos acessíveis.
Os modelos com cabo oferecem, geralmente, entre 3 e 5 metros de cabo para conexão à rede elétrica, portanto, você não terá problemas para alcançar uma tomada.
Apesar de todos os benefícios, ele oferece riscos quando entra em contato com a pele, principalmente nos modelos que fazem o aquecimento do vapor. Portanto, utilize roupas mais resistentes e equipamentos de proteção como luvas.
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário