Se o seu objetivo é economizar nas compras neste início de 2021, o dia do consumidor é uma excelente oportunidade. Também chamado de “Black Friday do 1º semestre”, essa data é a alegria de clientes e lojistas devido aos preços baixos e alto volume de vendas.

Dia do consumidor

Conforme pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Social Miner, a data mais esperada do momento teve um crescimento de popularidade de quase 20% no ano de 2020, quando comparado ao panorama do ano anterior.

Enquanto em 2019 apenas 46,9% das pessoas tinham conhecimento da data, no ano seguinte o número subiu para 64,1%.

Outro dado importante da pesquisa está relacionado ao número de compras efetivadas no dia do consumidor. Em 2019, o número de vendas no “dia D” foi 79,53% maior quando comparado à média dos outros dias do primeiro período trimestral do mesmo ano.

Sobretudo, fatores como a grande expectativa criada pelo público e o crescimento do mercado de vendas on-line durante a pandemia fazem com que o mês de março deste ano nos traga grandes promoções.

Neste sentido, preparamos um guia completo sobre o dia do consumidor do ano de 2021 que vai te deixar preparado para aproveitar as melhores oportunidades que esta data pode te proporcionar.

Como surgiu o dia do consumidor?

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Apesar de possuir uma popularidade recente no Brasil, o dia do consumidor existe há quase 60 anos, pois, foi criado em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy.

O discurso feito em 1962 levantou discussões a nível mudial sobre os direitos dos consumidores. Considerado histórico, as palavras de Kennedy são tidas como um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Eu aproveitando meus direitos

Entretanto, o real intuito de John Kennedy, com a comemoração, era oportunizar uma reflexão sobre 4 direitos principais dos consumidores, sendo eles:

  • o direito de ser ouvido;
  • direito à informação;
  • à segurança;
  • e, por último, direito à escolha.

O dia do consumidor no Brasil

No Brasil, a data também comemora a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor (CDC), no dia 11, do mesmo mês, de 1991. Apesar disso, a lei foi sancionada em 11 de setembro de 1990, pelo presidente do Brasil da época, Fernando Collor de Melo.

Dessa forma, tal sanção foi resultado de uma pressão dos PROCONs e de outros movimentos que lutavam pela defesa do consumidor, feita ao congresso constituinte em 1988, fazendo com que o colegiado inserisse a proposta na Constituição do mesmo ano.

Por outro lado, os dias atuais empregaram outro significado a esta nobre celebração. Vendo uma excelente oportunidade de movimentar o primeiro trimestre do ano, varejistas criaram grandes promoções que revolucionaram o mercado nacional.

Dia do consumidor no Brasil

Há quem discorde do rumo que esta data está tomando nos anos mais recentes e defenda a essência do dia 15 de março. Ao invés de fortalecer o consumerismo, que é a luta pelos direitos do consumidor, a atualidade fortalece o consumismo, que, muitas vezes, significa o contrário.

Nesse sentido, o crescimento de campanhas promocionais e o aumento de possibilidades de pagamento possibilitaram um maior poder de consumo para o cliente.

Historicamente, a primeira parte do ciclo anual do varejo era caracterizada pelo baixo movimento de vendas, haja visto que os consumidores ainda estavam pagando suas compras de black friday, cyber monday, natal e outras promoções do ano anterior.

Contudo, a criação de liquidações no mês de março se mostrou estratégica e modificou o comportamento de compra dos clientes, dando um novo panorama ao início de ano dos lojistas.

Pensando nisso, fomos em busca das lojas que estão preparando promoções imperdíveis para o ano de 2021. Continue lendo e confira a lista que separamos para você.

Lojas com previsão de promoção para o dia do consumidor

Em nossa busca, priorizamos o mercado on-line, ou seja, buscamos os principais e-commerces do Brasil que já divulgaram que comemorarão o dia do consumidor com grandes descontos e promoções.

Apesar da priorização do on-line, é interessante destacar que a instabilidade provocada pelo período de pandemia exige que os lojistas encontrem alternativas que conectem o on-line e o offline.

Ao mesmo tempo que alguns consumidores adquiriram ou mantiveram o costume de comprar pela internet, outros não abrem mão de visitar as lojas. Isso fortalece um novo conceito de presença das empresas, chamado de omnichannel.

Tal conceito nada mais é do que a integração entre os mundos virtual e físico, possibilitando uma experiência diferente para o visitante, tanto presencial quanto pela internet.

Com isso, destacamos algumas empresas que fazem do dia do consumidor uma grande festa de promoções que impulsiona as vendas e torna mais atrativa a compra para os clientes, independente do meio de aquisição.

Americanas e Submarino

semana do consumidor Americanas

Começamos nossa lista com duas das maiores lojas virtuais do mercado nacional. Pertencentes ao grupo B2W, Americanas e Submarino ainda não iniciaram seu período de descontos.

Todavia, ambas já deixaram claro em seu site que terão descontos imperdíveis para tal data.

Aparentemente, ambas as empresas utilizam das campanhas de antecipação à promoção para promover seus canais próprios de venda, como o aplicativo para celulares.

KaBuM!

Mês do Consumidor Kabum

Sendo uma das maiores lojas de produtos eletrônicos do Brasil, a KaBum! lançou a “Quinzena do consumidor”. Com descontos que podem chegar a 63%, a gigante das vendas de computadores e periféricos entrou para valer na promoção do dia do consumidor.

É possível encontrar produtos de todos os departamentos da loja com desconto. Populares com o público gamer, processadores, monitores, placas de vídeo entre outros equipamentos aparecem com preços bem abaixo do mercado.

Electrolux

semana do consumidor electrolux

Entramos no segmento de eletrodomésticos com uma gigante. A Electrolux está promovendo a sua Semana do Consumidor, com ofertas muito atraentes.

Dentro das várias opções de desconto disponíveis em sua loja, as porcentagens podem chegar a 55%, com a opção de parcelamento em até 12x sem juros.

Além disso, alguns produtos apresentam a opção de frete grátis para algumas regiões do país.

Lojas Colombo

Para quem está procurando móveis, as Lojas Colombo também transformaram o seu dia do consumidor na Semana do Consumidor.

Na busca de proporcionar uma experiência diferente ao usuário, o site da rede apresenta 4 opções para o usuário navegar entre os produtos em promoção: “Os mais buscados”, “Os queridinhos da última edição”, “Não pode faltar em casa” e “Conectado e atualizado”.

Além de preços abaixo do mercado, as Lojas Colombo também oferecem frete grátis em alguns produtos selecionados. 

Netshoes

Semana do Consumidor Netshoes

Referência no mercado quando se fala em vendas de artigos esportivos pela internet, a Netshoes iniciou as suas promoções com o Esquenta da Semana do Consumidor.

Oferecendo várias opções de desconto para o cliente, a marca roxa proporciona desde um desconto progressivo, com base no tamanho da compra do cliente, até 60% de desconto em produtos como tênis, bolas, camisetas, entre outros.

Além dos descontos, a Netshoes também oferece frete grátis para alguns produtos, buscando diversas formas de atingir o seu cliente.

Quem Disse, Berenice?

Esquenta quem disse berenice

Pertencente ao Grupo Boticário, a loja Quem Disse, Berenice? já em clima de comemoração com o seu Esquenta De Presente – Semana do Consumidor.

Considerando o nome da promoção atual e tendo em vista toda a linha Instamatte com 40% de desconto, a marca dá um sinal de que terá boas promoções em breve, quando estivermos mais perto do grande dia.

Apesar disso, a marca principal do grupo, O Boticário, ainda não publicou nada a respeito de promoções em suas linhas principais de produtos.

Além da referência nacional dos cosméticos, outras lojas com grande expressão no Brasil ainda não publicaram suas promoções para o mês de março.

Centauro, Brastemp, Ponto Frio e Compra Certa são exemplo de e-commerces que, historicamente, costumam promover grandes ofertas no dia do consumidor, porém, ainda não se manifestaram a respeito.

Produtos mais procurados

Em um período de promoção nas maiores lojas do país, a procura dos clientes só tende a crescer. Se durante a pandemia o mercado de vendas on-line já obteve um crescimento de forma significativa, a previsão para este período é ainda mais otimista.

Segundo pesquisa da Criteo, 56% dos compradores brasileiros fizeram a sua primeira aquisição pela internet durante a pandemia. Destes, 94% gostaram da experiência e afirmaram que pretendem comprar novamente.

Dessa forma, separamos alguns segmentos de produtos que figuraram entre os mais procurados na internet no dia do consumidor em 2018, segundo pesquisa da MindMiners, que comparou as buscas nessa data com a Black Friday de 2017.

Tal pesquisa mostra uma manutenção nos principais objetos de busca dos clientes, porém, também demonstra uma mudança nas prioridades. De uma promoção para outra, em um intervalo de seis meses, a preferência pelo nicho eletro deu espaço para a moda.

Eletrônicos

O segmento de eletrônicos aparece subdividido em várias posições do ranking da pesquisa. Os celulares, que ocupavam a 1ª posição na Black Friday do ano anterior com 43,1% das intenções de busca, caíram para a terceira posição, em março de 2018, com 33,6%.

eletronicos no dia do consumidor

Já os notebooks e computadores perderam duas posições e apareceram na 5ª posição entre os mais procurados, caindo de 30,1% para 28,3%. Além destes, o segmento de Games aparece na 6ª colocação com 24,8%, mantendo o desempenho apresentado em novembro de 2017, quando obteve 22,8% de procura.

Eletrodomésticos

O segmento que engloba itens como geladeira, máquina de lavar roupas, máquina de lavar louças, entre outros, possui uma categoria específica dentro da pesquisa.

eletrodomésticos no dia do consumidor

Enquanto na Black Friday de 2017 ocupavam a 4ª colocação com 29,4%, os eletrodomésticos perderam 3 colocações. Assim, figuraram na 7ª posição com 19,2% de desejo de compra para o dia do consumidor.

Decoração

Sem uma grande popularidade, tanto em 2017 quanto em 2018, o segmento de decoração (que na pesquisa foi classificado como “Móveis e decoração”). Assim, este ganhou uma posição, saindo de 9º para 8º, mesmo com uma queda no volume de buscas de 19,2% para 18,2%.

Perfumaria

Nada como se besuntar nos melhores aromas pra chamar a atenção do crush, não é mesmo?

O melhor em perfumaria para comprar no Dia do Consumidor 2021

Dentre os melhores sites para comprar um novo perfume, pagando ainda menos e recebendo cashback, estão: Sephora, Zattini e Americanas.

Outra alternativa é você usar um comparador de preços de perfumes importados, como o Perfow. Assim, você conseguirá encontrar a loja com o melhor preço antes de finalizar sua compra.

Vestuário ganhando destaque

Os vencedores do ranking geral de procura no dia do consumidor de 2018, ainda segundo a pesquisa da MindMiners, foram os segmentos de “Roupas” e “Moda & Beleza”.

Vestuário ganhando destaque no dia do consumidor

O primeiro ganhou uma posição quando comparado ao seu desempenho na Black Friday de 2017. Saiu da 2ª colocação, onde obteve 40,5% de procura, para o topo do pódio, com mais da metade das intenções de busca (50,7%).

Já o segundo, Moda & Beleza, subiu incríveis 3 degraus e passou de 5º para 2º. Em 2017 aparecia com 29,2% de motivação de compra, porém, em 2018 figurou na lista com 36,0%.

Outros nichos

No top 10 dos segmentos mais procurados no varejo, ainda aparecem os livros, que subiram de 6º colocado, com 25,4%, para 4º, com 31,5%.  Além destes, o nicho de Televisão perdeu popularidade e caiu do 8º para o 9º lugar (21,4% para 16,6%).

Por último, as passagens aéreas mantiveram a 10ª colocação entre os produtos mais procurados da pesquisa. Na Black Friday de 2017 apresentaram 11,3% das intenções de compra. Já no dia do consumidor de 2018, obtiveram o índice de 7,9%.

Conclusão

O crescimento do dia do consumidor no Brasil é perceptível. Os lojistas estão dando cada vez mais importância para a data e os compradores se mostram cada vez mais dispostos a gastar seu dinheiro no início do ano.

A pandemia fez com que o mercado varejista balançasse no âmbito físico, porém, fortaleceu as vendas on-line e despertou um comportamento que não fazia parte do cotidiano de muitos brasileiros: as compras pela internet.

O oportunismo do mercado molda o comportamento do consumidor e você pode aproveitar essa onda. Promoções, descontos e muitas vantagens para o cliente são uma boa pedida para um período do ano que não se mostrava atrativo até poucos anos atrás.

Quem se planejou e guardou um pouco mais de dinheiro para o mês de março vai, provavelmente, conseguir aproveitar bons preços para os produtos que deseja.

Caso você não faça parte do grupo dos mais prevenidos, não tem problema, a Velupe estará de plantão com cupons de desconto, oportunidades de cashback e muitas vantagens para você ir às compras no dia do consumidor.

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