A recente divulgação do preço e data de lançamento do PlayStation 5 no Brasil, bem como a confirmação do valor do Xbox Series X, permite uma comparação abrangente dos dois consoles de nova geração.
Semelhante em alguns aspectos, como processadores e memória, os videogames da Sony e da Microsoft também são muito diferentes em preço, desempenho gráfico e recursos, como Wi-Fi 6 (802.11ax) e USB – aparecendo apenas no novo PlayStation 5.
A seguir, confira a comparação da dupla que chega ao Brasil em novembro.
Design
O Xbox Series X tem uma forma de paralelepípedo. A série X tem uma cor escura, que lembra o One X, e pesa 4,45 kg.
Assim como produtos menores e mais baratos da mesma classe, os produtos carro-chefe da Microsoft podem ser usados vertical e horizontalmente.
O PlayStation 5 usa um design de dois tons, o contraste entre o branco e o preto é mais proeminente, e é reforçado por LEDs que destacam o contorno do console.
O PS5 é mais notável que seus concorrentes, é maior, pesando 3,9 kg (versão digital), e a opção equipada com CD player é 4,5 kg.
Processador
Ambos os consoles usam CPUs criadas pela AMD com a mesma arquitetura Zen2 e especificações muito semelhantes.
Isso indica que o desempenho do console em tarefas que são sensíveis ao desempenho do processador (como simulação no jogo e rotinas de processamento de inteligência artificial inimiga) deve corresponder a esses dois.
No quesito números, a vantagem fica para o Xbox Series X da Microsoft. O console possui um processador de oito núcleos que fornece 16 threads.
Esse total significa que, de fato, o processador selecionado pela Microsoft se comporta como se na verdade tivesse 16 núcleos e possa realizar 16 tarefas simultaneamente.
Memória
Em termos de RAM, a Microsoft criou um design ligeiramente diferente. A série X possui dois tipos de memórias com tamanhos e velocidades diferentes.
Tem um total de 16 GB e está dividido. Existem 6 GB de GDDR6 de baixa velocidade – até 336 GB/s – e outros 10 GB de 560 GB/s.
Os desenvolvedores devem considerar o uso de memória para garantir o acesso oportuno aos arquivos e recursos necessários para executar o jogo.
Do lado da Sony, o design é mais tradicional porque a memória total funciona sempre na mesma velocidade.
No PlayStation 5, há 16 GB de GDDR6 capaz de trocar 448 GB/s de dados com o processador do console e a placa gráfica.
Recursos
As novas informações dos consoles confirmam alguns detalhes adicionais entre os dois. Um dos mais impressionantes é que o PlayStation 5 terá suporte para Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.
Enquanto Xbox ainda oferece apenas Wi-Fi 5, não incluído. A conexão Bluetooth é suportada (em contraste, a Microsoft fornece sua própria tecnologia para conectar controles sem fio e acessórios ao console).
Outra diferença incomum nas interfaces entre as plataformas rivais é que o USB-C existe nos consoles Sony, mas não no Xbox.
O PlayStation 5 tem dois USB do Tipo A (um SuperSpeed com 10 GB/s) e dois USB do Tipo C (dois SuperSpeed com 10 GB/s), enquanto o console da Microsoft adiciona três USB de 5 GB/s de formato Tipo A.
Outro destaque é que apenas o Xbox suporta Dolby Atmos para som de cinema e Dolby Vision, que concorre com o HDR.
Além disso, os consumidores podem encontrar HDMI 2.1 em ambas as plataformas, o que permite a transmissão de vídeo de até 8K.
Preço
A Sony confirmou o preço do PlayStation 5 no Brasil. O lançamento está previsto para 19 de novembro, já com pré-venda no mercado nacional, e o preço mínimo, sem Blu-ray, é de 4.499 reais.
Quem preferir discos Blu-ray UHD precisa pagar R$ 4.999 pelo console.
A Microsoft também revelou seus planos para o mercado brasileiro. O preço do Xbox Series X é de R$ 4.999.
A empresa anunciou que o videogame chegará aos Estados Unidos em novembro, mas ainda não há data específica.
Conclusão
Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Use o espaço a seguir e entre em contato conosco! Não deixe de acessar nosso site para muito mais e até a próxima!
Não deixe de conferir as útlimas novidades do nosso blog:
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário